quarta-feira, 29 de julho de 2009

o final da semana





O final da semana têm-se revelado proveitoso.

A pensar que as férias vão saber a pouco e com a vontade - renovada a cada dia que passa - de ver gente, estar com os amigos e experimentar coisas novas, estamos a tentar aproveitar cada oportunidade.

Este que passou foi tempo de rever novamente os amigos de longe. Para não pesar tanto ficou decidido que nos encontraríamos a meio. A A. descobriu um belo pretexto para nos pôr (literalmente) a mexer: levou-nos para a serra, para fazer uma bela duma caminhada. Assim sendo e porque há que lhe gabar o sentido prático e a perfeita organização, descortinou um local para assentar arraiais que muito nos agradou, no momento em que chegámos. Fomos para Vouzela, a caminho de Viseu, ao lado de S. Pedro do Sul e as suas termas e apenas a alguns kms dos percursos pedestres.

Palavras para quê - foi mais do mesmo! Foi BOM! Foi assim:

1º Ficamos deliciados com a hospitalidade da Casa Museu, no centro de Vouzela. Pessoas simples, simpáticas, muito informadas sobre a região e que nos receberam como família. O hotel é pequeno e muito charmoso, com retoques de antiquário mas com todas as comodidades e conforto. Acho que vamos sonhar durante muito tempo com o pequeno almoço digno de rei que nos esperava naquela manhã. Qual dieta qual quê? Quem resiste a pãezinhos de forno de lenha, com requeijão e doce de abóbora ou tomate! Ou ao bolo de canela fresquinho acompanhado por um cappucino fumarento. E aquele sumo de laranja...?!?!

2º O percurso pedestre foi um filme. Eu, como "marinheira" de primeira viagem senti-o na pele. Mas fiquei mais descansada quando todos eles concordaram que de facto não era coisa simples e que acabou por ser bem mais duro do que seria de esperar. Confesso que estava de rastos, no final. Quase que nem conseguia respirar quando a seguir ao último monte, afinal, ainda havia outro e o fim nunca mais chegava.. Mas tirando o esforço fisico, pois ainda hoje tenho dores terríveis nas pernocas, foi um passeio lindo, com cenários de cortar a respiração e com direito a banho de cascata...

3º Eu não sou grande apreciadora de carnes vermelhas, mas a vitela arouquesa é especial. Especialmente para quem comeu apenas um pãozito com queijo e uma banana todo o dia. Ah e um par de minis para hidratar, claro..com tremoços e batatas fritas. Honestamente: passamos o fim de semana todo a comer. Recomenda-se os pastéis de Vouzela e aquelas bolachas grandes abiscoitadas, de que não sei o nome..

4º Ainda existem praias sem gente aos Domingos. A praia fluvial do Vau é um exemplo. E restaurantes improvisados com entrecosto e frango na brasa e batatas fritas verdadeiras.

5º Para quem nunca experimentou o duche Vichy, que era o meu caso até agora, vão às termas. A carcaça descansa na horizontal e é massajada por mãos vigorosas, enquanto chove água lisa com cheiro a enxofre. Esta parte não é tão agradável, mas fica a crença de que pelo menos mal não faz. E depois de uma tareia como a do dia anterior penso que era clinicamente recomendável.

6º E se não tivesse de chegar ao fim? Quase quase, ainda jantamos em Aveiro, na Costa Nova. O final perfeito de um grande final de semana!

Bolas, só pensamos é quando é que será o próximo...

2 comentários:

Ana disse...

...então o próximo é quando o homem quiser...assim com o Natal :)

Marta Mourão disse...

Venha o próximo!! Mais uma caminhadazinha a norte? Mas desta vez menos puxada!...