quinta-feira, 9 de julho de 2009

belle toujours


Assim, num fim de tarde de Julho, reunimo-nos naquela rua estreita de prédios cinzentos pintalgados pela despedida do sol. Ficámos sentadas à mesa, em cadeiras de ferro, copo de fino meio cheio, meio vazio e falámos, falámos, falámos. Coisas de gaja...

Estas minhas amigas são especiais. Tentamos estar juntas uma vez por mês. Nem sempre conseguimos mas a intenção é sempre a melhor. O curioso é que nos conhecemos há uma data de anos, fomos companheiras de carteira e de vida, descobrimos uma infinidade de coisas juntas. No entanto, somos mulheres muito diferentes. E os laços que ainda nos prendem estão impregnados de vontade de manter a diferença e de poder falar sobre ela. Aliás, é a nossa oportunidade de discutirmos novos assuntos, termos novas perspectivas e recebermos novos conselhos, maternais e compreensivos. Entretanto, de filhas passaram à mães e eu vejo-me ali sentada, de costa curvadinha, cabeça apoiada nas mãos a deliciar-me com os primeiros passos, palavras e grandes marotices.

Jantamos à grande e à francesa, nas Galerias de Paris. Nem de propósito...O sítio é bonito e agradável, com um ligeiro ar decandente a cheirar a Toulouse Lautrec em casa de merceeiro, cheia de vitrines e quinquilharias. As luzes baixam depois do martini, as meninas tentam explicar-nos a ementa de 4 pratos, as conversas sobem de tom em gargalhadas sonoras e novidades entusiasmadas. Relembram-se os bons velhos tempos, falam-se das pessoas que nunca mais vimos, espantamo-nos perante a passagem do tempo.

O serviço é que deixa um bocadinho a desejar, porque parece que querem mas não podem, o sítio pede mas não sabem bem como. Simpáticas e polidas, só não percebem nada de comida...E qd uma mesa de mulheres pede: "só com salada, pf" é pecado mortal mandar com batata a murro!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje tinha que me estrear para te dizer que sou uma leitora assídua deste teu "diário" que me dá a sensação que estou muito próxima do teu mundo e dos teus pensamentos.
Sim, os nossos encontros serão para sempre...
Da tua amiga especial
Pipinha