sábado, 24 de julho de 2010

Vasco


Hoje é o dia do casamento do Vasco.

Pediram-me para fazer um discurso a seguir à cerimónia. Logo eu, que tenho pânico de público.

Mas como é que se diz que não a um irmão?

Por isso decidi que não ia pensar muito nisso e no dia, na hora, diria apenas o que me vai na alma:

Eu e o Vasco estamos separados por 5 anos de vida. Que eu tenho a mais. Mas nem sempre parece: a verdade é que o Vasco é uma criatura diferente. Que quer passar despercebido, mais uma face na multidão...

Costumo pensar que somos ambos um produto processado dos nossos pais. E ele ficou com a parte melhor. Eu sou toda emoção e coração, dispersa e confusa, carente. Ele, pelo contrário, é tranquilidade, segurança e razão. Sabe o que quer, o que faz e para onde vai. E é dedicado, fiel e rigoroso. Em suma, é um belo de um rapaz. E eu gabo-o, mesmo sendo suspeita, porque desta fibra há poucos.

E embora nem sempre os nossos caminhos se tenham cruzado tanto como poderiam, eu observo-o e aprecio-o. Sei que, em proporção microscópica , ele bebeu da minha influência e aproveitou-a, com um sentido de humor notável e fluido, que eu tão bem compreendo e que nos torna ainda mais próximos.

Para além do óbvio carinho fraternal que nos une, existe uma profunda admiração pelo meu sangue, a correr noutras veias, mais puro e filtrado, com identidade própria e sem medo. E ao mesmo tempo, a rebentar de orgulho, deixo-me estar sob a sombra protectora da sua asa, que agora se espalha sobre mim, continuação desejada da família unida que temos sido sempre.

E invejo hoje quem o leva, pela mão, pois a aposta foi ganha, o investimento é seguro e a vida vai sorrir-lhes. De orelha a orelha. Com certeza.



3 comentários:

Unknown disse...

Maninha, deixaste-me de rastos! Obrigado por tudo, sempre...

Em breve "vingo-me" dos teus miminhos com algo à medida :) melhor... mana... de sempre!...

Marta Mourão disse...

Linda foto de irmãos :)
Gostamos de ti assim, toda emoção, coração, dispersa, confusa, carente. És assim e muito mais. bjs e montanhas de felicidade para a família!

Anónimo disse...

Oh que lindo! É tão bom ter um Mano, tão bom vê-lo feliz...eles fazem parte de nós...ficamos com o coração cheio.
Parabéns por esse amor que vos une!
Beijinhos
Filipa